Silvestre Foliage

Postagens

Colesterol, o vilão necessário

COLESTEROL

Todos vivem preocupados com os níveis de colesterol no sangue. E não é para menos: essa lipoproteína, quando em excesso pode trazer prejuízos graves a circulação sanguínea e até obstrução das coronárias.
Entretanto, nem todos sabem que esse mesmo colesterol é muito importante para o organismo, já que é precursor de substâncias vitais para manutenção de nossa saúde:
• A partir do colesterol sintetizamos o núcleo da importante vitamina D, que posteriormente é ativado pela luz solar.
• O colesterol também é a base para a síntese de importantes hormônios  (estrogênios, progesterona e testosterona) e corticoides.
A forma de colesterol que mais pode trazer problemas ao sistema circulatório quando se encontra em níveis fora de recomendação é o LDL, pois esse tipo de colesterol tem fácil acesso ao interior das células e pode gerar, com seu acúmulo, as “células espumosas” , principalmente quando em alto nível de oxidação. Essas células se tornam grandes e aderentes ao endotélio vascular, contribuindo para a obstrução dos vasos e artérias.
Além disso, o excesso de gordura no sangue leva a diminuição da fluidez, aumento na agregação das plaquetas criando um meio mais propenso a atração e agregação do cálcio junto aos ateromas, fatores que aumentam ainda mais o risco de obstrução arterial.
Os métodos e substâncias para controlar os níveis de colesterol e outras gorduras no sangue devem ser feitos por indicação e acompanhamento médico, já que as características de casa pessoa exigirão tratamentos diferentes.

Tagged

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: