Silvestre Foliage

Postagens

Amendoim – Propriedades Funcionais e Nutricionais

Posted on by in with 0 Comments

AMENDOIM

Este fruto seco e oleaginoso, muito popular nesse continente desde há época dos Incas, que o utilizavam de cerimoniais de sacrifício, até ser enterrado com múmias como oferenda. Ele só foi difundido no mundo a partir do século XVIII, por colonizadores e viajantes.
Hoje o amendoim é o 4° fruto do gênero mais consumido no mundo, no Brasil, o estado de São Paulo produz 80% da produção nacional.

É um alimento constituído por vários nutrientes, vitaminas, sais minerais, vitaminas, ácidos graxos e também feniletilamina, uma das substâncias responsáveis pela sensação de prazer, que deu ao amendoim a fama popular de ter efeitos afrodisíacos.
As principais substâncias encontradas no amendoim são:-Proteínas, aminoácidos essenciais principalmente a l-arginina e l-triptofano (por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue amenizar a carência das fontes animais em regiões pobres, onde a carne é pouco consumida.).
-Vitaminas B3, principalmente Vit.E e Ácido Fólico.

-Sais minerais como magnésio, cobre e zinco.

– Ácidos Graxos como Omêga 3.

Essas substâncias previnem e combatem diversos males á saúde. Suas influências benéficas são:
Controlam os níveis de triglicerídeos e colesterol diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.
Possuem ricos antioxidantes que ativam e promovem a renovação celular com efeitos antienvelhecimento.
Pode auxiliar em dietas emagrecedoras, pois o consumo regular de pequenas quantidades(30 a 40g) entre as refeições, por ser muito proteico, promove efeito de saciedade de boa duração, contribuindo para controle da fome.

Atenção aos hipertensos, pois devem restringir o consumo de amendoim com sal.

Procure um médico ou nutricionista sempre antes de mudar ou inserir, habitualmente, em sua dieta, qualquer forma de alimento, bebida e suplementos, porque somente eles estão aptos e orientar como, quanto e com que frequências a inserção deste ato, poderá ser mais proveitoso para o seu organismo.

Tagged

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: